domingo, 21 de fevereiro de 2010

A vida e a morte

É incrível como nos despedimos das pessoas, com um simples 'Até manhã' ou 'Bom fim de semana' e podemos nunca mais ver essa pessoa, nunca mais dizer um 'Olá' ou simplesmente fazer-lhe um sorriso. Não consigo compreender a morte. Num momento estamos vivos e a seguir, já não há pulso, não há batimento cardíaco, não há movimentos respiratórios. Estamos mortos. E já não somos nós. Num momento falamos, pensamos, temos emoções. A seguir tudo isso desaparece. Custa-me entender como se chega ao fundo do poço, sem mostrar qualquer sinal de desespero, e se decide que a morte é o melhor caminho. Morrer não devia ser uma opção. Porque a vida é tão boa, mesmo quando estamos cheios de problemas, mesmo quando tudo corre mal, mesmo quando parece que não há solução. Há sempre soluções, há sempre ajudas, há os amigos, há a família que nos apoiam. Nada devia tirar-nos a vontade de lutar pela nossa vida, pela nossa felicidade! É verdade que a vida pode ser desgastante, podemos até achar que o mundo estaria melhor sem nós, mas está nas nossas mãos mudar isso e deixar uma marca bem marcante neste mundo e dizer que 'Estive aqui! E fui feliz!' Custa-me entender como alguém com vinte anos, que é alguém como eu, decide acabar com os sonhos, com a ambição, com a felicidade e desistir do seu futuro. Se a vida corre mal, muda-se. Nem que se tenha que mudar de curso, mudar de cidade, voltar para casa, fazer uma pausa. Faz-se tudo pela felicidade, quando se tem vinte anos. Há fases muito más na vida mas tudo se ultrapassa. Morrer não é solução e alguém com vinte anos nunca deveria pensar na morte! Fiquei chocada. E ainda hoje não quero acreditar. Queria vê-la a passar por mim e cumprimentar-me com aquele sorriso e aquela voz inconfundível dela. Parecia-me feliz. Mas também já sei que as aparências iludem e muito. Também faço isso, iludo as pessoas com o meu sorriso. Não sou nada expressiva, pelo que consigo esconder o que sinto e passar uma imagem de que tudo me corre bem. Que a vida vai bem, quando tudo o que eu quero é atirar com os livros para o chão, sair de casa e fugir para longe para estar sozinha e respirar fundo. MAS NADA ME FAZ DESISTIR DA MINHA VIDA. NADA ME TIRA A VONTADE DE LUTAR PELOS MEUS SONHOS E IR ATRÁS DO MEU FUTURO!

Só gostava que tivesses pensado assim. E que não tivesses desistido de ti.
Até um dia...